"O meu país é a utopia. Um mapa do mundo que não compreenda o país da Utopia não merece nem mesmo um olhar, pois ignora o único país ao qual a humanidade continuamente chega. E quando a humanidade lá atraca, fica alerta, e levanta novamente as âncoras ao vislumbrar uma terra melhor."- Oscar Wilde

TRAGÉDIAS & MANG'Á - Para as Troianas...

PARA AS TROIANAS…

Informa o Plantão do Grupo Delírio Cia. de Teatro!!!



Com a turma da noite da Oficina “Tragédias & Mangá” encenaremos “As Troianas”, de Eurípedes. A encenação terá como base a adaptação que Jean Paul-Sartre fez da tragédia. Uma palhinha...

“HÉCUBA – De pé, Hécuba! De pé! Endireita a coluna encarquilhada, sua velha torta! Para de chorar e tenha paciência. De nada vai adiantar remar contra a corrente. O destino te arrasta, mulher! Então deixa-se levar por ele.
CORO – O que acontece em teu coração, Hécuba?
HÉCUBA – Não posso resignar-me. É isso.
CORO – Abusaram do teu corpo?
HÉCUBA – Nenhum dedo grego tocou em mim. Mas não há uma só dor no mundo que não seja minha!
CORO – Sabemos.
HÉCUBA – Mas vou repetir até a eternidade. Rainha, desposei um rei. Dei-lhe os mais belos filhos. Os gregos mataram um a um. E Príamo, meu marido; eu estava presente quando o degolaram. Vi sua garganta aberta e o sangue jorrando. (NT) – E minhas filhas.
CORO – O que nos diz, rainha?
HÉCUBA – Eduquei-as para os maiores reis da Ásia. Agora servirão de objetos, escravas, lambendo os calcanhares imundos de seus novos senhores: os gregos. (NT) – Malditos! Malditos sejam vocês que destruíram minha cidade e minha família.

CAI. LEVANTA-SE.

HÉCUBA – Ah, e como são lindos os navios gregos! Mil embarcações que poderiam carregar felicidades empurradas pelo vento em suas velas. Voltam hoje para sua Grécia querida. Levam sua cara Helena e o espírito de todos os troianos mortos. Era preciso massacrar meu povo para recuperar a glória perdida com a desonra do rei Menelau? (NT) – Viúvas troianas, virgens de Tróia, noivas dos mortos, olhem pela última vez sua cidade e, comigo, lamentemos nossa sorte! “



Imagens da encenação do Theatre South Carolina - Direção de Bonnie J. Monte
Cenografia de Kimi Maeda

Nenhum comentário:

Postar um comentário