"O meu país é a utopia. Um mapa do mundo que não compreenda o país da Utopia não merece nem mesmo um olhar, pois ignora o único país ao qual a humanidade continuamente chega. E quando a humanidade lá atraca, fica alerta, e levanta novamente as âncoras ao vislumbrar uma terra melhor."- Oscar Wilde

TRAGÉDIAS & MANGÁ - O Mistério de Etienne - 2 (A arte do ator)

A ARTE DO ATOR

ANGELS IN AMERICA, de Tony Kushner - Toronto - Canadá
- Você sempre se interessou pelo corpo do ator no Teatro?
- De certa forma sim, mas depois de um tempo eu comecei a perceber que a percepção da energia no corpo do ator, determina a sua presença cênica. O ator está fazendo tudo certo, mas o seu corpo não está indo pelo mesmo caminho. O que parece ser um acerto acaba virando um equívoco. Entende?
- Mais ou menos.
- Voltamos a Etiénne.
- Vamos lá!
- A vida no teatro está na arte do ator.
- Há controvérsias.
- Não pra mim.
- Ok.
- O ator é o mestre do teatro e o seu corpo é seu único instrumento de trabalho. Para fazer nascer uma obra artística, teatral, é preciso investigar a arte do movimento, das ações e do gesto do ator. Grande parte dos artistas de teatro abandonou a sinceridade e optou pela ironia, pela crítica, pelo distanciamento porque é muito difícil para o público acreditar no teatro já que ele sabe que é tudo uma encenação. Mas o mistério nunca é uma encenação. O distanciamento crítico ou irônico, em grande parte das vezes, é uma solução imediatista. E onde está o mistério? No corpo do ator. Se a plateia acreditar naquele corpo diferente, em estado puro de interpretação, grande parte do problema estará resolvido. Não será preciso parecer inteligente ou engraçadinho ou irônico para ser convincente. O corpo do ator, vivo, belo, harmônico e livre vai ser o caminho que levará o público até o mistério.
- É por isso que ele precisa estudar constantemente o seu corpo?
- Exato! Quando o teatro não precisar mais do corpo do ator, então ele pode desistir de estudar seu corpo. Mas o teatro moderno é o corpo do ator. O ator é tudo! Podemos abrir mão de tudo, menos do ator.
- Anular o ator é uma possibilidade para o teatro contemporâneo. Ou não?
- Anular a ação e o movimento é, sim, uma possibilidade. Anular o ator, nunca! Faço pra você uma pergunta...
- Faça.
- Você, parado, imóvel, no centro do palco. O que o diferencia de um objeto de cenário?
- ...
- ?
- A vida?
- A vida é o mistério e...
- E?
- O teatro é a arte do ator. E me perdoe se pareço antigo dizendo isto. Não vejo outra possibilidade.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário