"O meu país é a utopia. Um mapa do mundo que não compreenda o país da Utopia não merece nem mesmo um olhar, pois ignora o único país ao qual a humanidade continuamente chega. E quando a humanidade lá atraca, fica alerta, e levanta novamente as âncoras ao vislumbrar uma terra melhor."- Oscar Wilde

TRAGÉDIAS & MANGÁ - O Mistério de Ettiene - 1

O MISTÉRIO DE ETTIENE - 1


- De repente você ficou pensativo.
- De repente me veio à mente um homem que conheci há muito tempo.
- Muito?
- Nem tanto, mas muito. Um homem que me ensinou a essência das coisas. Um sujeito encantador, um artista, um professor, um mestre. Apesar da idade, já tinha passado dos 70 anos, era uma verdadeira tempestade de energia e desejo.
- Quer me falar dele?
- É bom lembrar. Ilumina minhas convicções. Acorda meus músculos adormecidos.
- Hammm...
- Sabe qual era a sua maior característica? A paixão. Paixão que lhe provocava momentos de grande cólera e também momentos de grande beleza interior. Odiava qualquer sinal de preguiça. Doava-se o tempo inteiro para tudo o que tinha a ver com o teatro. Tinha apetite pelo belo e explodia de vida, imaginação, cultura. Tinha obsessão pelo bem-fazer, pelo bem-conceber, não demonstrava nunca qualquer tipo de fraqueza, quando o assunto era a arte, o trabalho.
- Como era seu nome?
- Ettiene. Dessas pessoas que passam pela sua vida e deixam uma marca! Sua marca era um pensamento: “O teatro é o ator. O ator é a arte do corpo. Então, o teatro é a arte do corpo.”
- ...
- Me disse outras coisas lindas. Ensinou-me que a nossa arte do teatro é a arte de ampliar e depurar. Entende?
- O quê?
- O que fazemos na vida todas as vezes em que não dançamos. Que nossa arte é reconstruir a natureza a partir dos nossos corpos. E é daí que surgem os grandes temas clássicos que usamos pra colocar no palco: a luta, o trabalho, as relações amorosas, a guerra, o fervor político, a relação com Deus, as relações com a sociedade. E também o que nos falta. Tudo o que nos falta, mesmo que tenhamos tanto. Mas sempre nos falta alguma coisa, não é?
- Tanto...
- E não é um bom motivo? Por que fazemos teatro? Porque nos falta o teatro. E o que nos falta para fazer teatro? Que tal?
- Você sempre dá um nó em meus pensamentos.
- Tento.
- Consegue.
- Por que vamos em direção ao misterioso?
- Por quê?
- Por quê?
- Por quê?
- Porque precisamos do mistério. É inconcebível querer ir para a cena e não permitir-se algum tipo de rompimento. Precisamos depurar nosso corpo, ampliar nosso corpo, depurar nosso espírito, ampliar nosso espírito. Não tem outro jeito. Nem existe uma formula. É isso é pronto.
- ...
- ...
- Silêncio de novo?
- Continuamos amanhã?
- Que dúvida.
- Então vamos tomar um café com leite e saborear um misto frio. Adoro.
- Vamos. É sempre você quem decide.
...

Ettienne Decroux - 1808/1991


Nenhum comentário:

Postar um comentário